São Paulo, sábado, 12 de junho de 2010

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FOCO

Marketing de empresas mira blogueiras-mães nos EUA

CRISTINA FIBE
DE NOVA YORK

Lugar para conversas "autênticas", a blogosfera permite que internautas com interesses convergentes troquem experiências e dicas.
Mas, às vezes, os relatos não são tão sinceros -são resultado de campanhas de marketing.
Nos EUA, os publicitários já perceberam um dos nichos mais valiosos para dar credibilidade a seus produtos: os blogs escritos por mães.
Enquanto relatam os percalços da gravidez e da criação dos filhos, elas testam produtos, escrevem críticas de livros e dão conselhos sobre a melhor papinha ou cadeirinha para o bebê.
De acordo com a eMarketer, empresa de análise de mídia digital, mais de 34 milhões de mães usam a internet nos EUA. Estima-se que elas controlem cerca de 80% dos gastos da família.
Ainda segundo a eMarketer, os investimentos em anúncios na blogosfera chegarão a US$ 746 milhões em dois anos, o dobro do que representavam em 2007.
Nos "mommy blogs", como são chamados nos EUA, as ações publicitárias vão de banners a patrocinar festas inteiras de crianças, para que a mãe comente cada etapa.
Mas o mais comum é o post pago: com ou sem avisar, a autora rasga elogios ao produto "recém-descoberto", cujo lançamento ela recebeu antes, de graça.
Para alguns, porém, o negócio significa o fim da credibilidade da escritora. Jana Llewellyn, do anattitude adjustment.com, evita anúncios em seu blog.
"Acho que as mães são, em geral, aquelas que pensam no que comprar para a família, então faz sentido que as empresas as mirem. Mas eu não leio blogs com anúncios nem gosto da ideia de colocá-los no meu", disse Jana.
"Para mim, isso é muito parecido com companhias que contratam pessoas para falar de seus produtos em um nível mais pessoal. Mas fazer isso por meio de blogs deve ser mais eficiente."


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