São Paulo, sábado, 13 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Adesão aos tablets explica arrancada financeira da Apple

Com o iPad, empresa de Steve Jobs consegue avançar em faixa de mercado com custos mais acessíveis

Empresa se volta agora para o serviço de armazenamento 'na nuvem' com o iCloud, a ser lançado neste ano

RICHARD WATERS
DO "FINANCIAL TIMES"

A Apple ter se tornado a companhia mais valiosa do mundo representa um marco. Há 14 anos, com dificuldades de caixa e sem a confiança do mercado, a empresa recorreu à inimiga Microsoft em busca de um investimento de US$ 150 milhões.
Agora, com o desconto devido para as vicissitudes que podem abalar Wall Street, o valor de mercado em ações da Apple ultrapassou o da ExxonMobil. Uma empresa que valia só US$ 1,7 bilhão quando Jobs voltou ao seu comando, em 1997, agora vale mais de US$ 335 bilhões.
Desde que as Bolsas não entrem em completo colapso, há motivos para acreditar que a Apple supere os US$ 400 bilhões em valor de mercado, para perto dos US$ 500 bilhões que a Microsoft alcançou por algum tempo na bolha de tecnologia passada.
Como demonstraram os mais recentes resultados da Apple, sobretudo um produto, o iPad, provou ter mais que um brilho passageiro.
No fim deste ano, o iPad já estará propiciando mais lucros à empresa que os computadores Mac tradicionais. Em 2012, deve superá-los também em faturamento.
Uma empresa com vendas superiores a US$ 100 bilhões não poderá continuar crescendo 70% ao ano por muito tempo, mas um propulsor como o iPad decerto ajuda.
Os argumentos otimistas se baseiam em o iPad rapidamente se tornar parte essencial da paisagem da computação. Segundo o Credit Suisse, tablets responderão por 40% do volume de vendas de computadores em 2015, o que significará um mercado de US$ 120 bilhões, do qual a Apple pode deter até 50%.
Enquanto a pequena parcela da Apple no mercado de computadores aprisionava a companhia no extremo mais caro da estrutura de preços, nos tablets ela se tornou líder com custos baixos.
O mais importante é que o modelo de negócios verticalmente integrado que a Apple refinou ao longo de diversas gerações de iPods e iPhones lhe propicia vantagem clara em relação aos concorrentes na obtenção de adesões a novas tecnologias como o tablet.

NA NUVEM
A Apple agora está firmando e estendendo sua plataforma de hardware, com o serviço iCloud, anunciado por Jobs e que será lançado ainda neste ano.
Se você deseja que suas informações e seus arquivos de mídia sejam distribuídos a todos os seus aparelhos, terá de continuar na Apple e comprar mais de seus produtos.
Muita coisa pode dar errado, é claro. Continua a existir a probabilidade de que os tablets se provem menos importantes do que os analistas mais otimistas acreditam.
Os concorrentes podem reagir melhor. Evidentemente a saúde de Jobs, que continua afastado da empresa em licença médica, também é uma preocupação séria.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: BNDES registra lucro recorde, mas consulta de crédito cai no semestre
Próximo Texto: Terceiro setor pode administrar aeroportos, afirma especialista
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.