São Paulo, sábado, 14 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DÚVIDAS SOBRE SISTEMAS ISOLADOS

1 O que são?
O setor elétrico batizou de Sistemas Isolados o conjunto de usinas que não estão conectadas no chamado Sistema Interligado Nacional, hoje a maior rede do mundo.

2 Para que servem?
Eles viabilizam a oferta de energia elétrica para populações que vivem em regiões remotas, principalmente no interior do território amazônico.

3 Como são formados?
São usinas termelétricas que abastecem pequenas redes locais. Sem essas usinas, a localidade não tem acesso a energia elétrica.

4 Quanto custa?
Em 2010, a Aneel calculou em R$ 4,7 bilhões o custo de geração elétrica nos Sistemas Isolados no Brasil. Em 2009, o valor foi de R$ 2,7 bilhões.

5 Que custo é esse?
Esse é o custo da compra de combustíveis e da operação dessas usinas nessas regiões isoladas. A lei 12.111/ 2009 incluiu custos adicionais nessa conta, por isso o seu valor aumentou.

6 Quem paga?
Todos os consumidores de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional pagam uma fração dessa conta, chamada de CCC (Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis dos Sistema Isolados). O valor está embutido na conta mensal de energia do consumidor.

7 Como funciona?
A Aneel define todos os anos quanto vai custar a geração nos Sistema Isolados e rateia, no ano seguinte, o valor definido na tarifa ao consumidor cobrada pelas distribuidoras como Eletropaulo, Cemig, Light, CPFL, entre outras.

8 Funciona como subsídio?
Sim. Sem esse mecanismo, os consumidores da região Norte do Brasil não teriam como pagar a conta de luz.

9 Qual o problema?
O mecanismo tem grande utilidade social, mas o Tribunal de Contas da União acha que o controle sobre essa conta é muito ineficiente.
O Tribunal avalia que o consumidor brasileiro pode estar pagando mais do que o necessário para manter o sistema.


Texto Anterior: Aneel não controla térmicas, diz TCU
Próximo Texto: Eletrobras alega dificuldade na Amazônia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.