São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Apesar de embargo russo, exportação de gado de MT avança

Com a ajuda de mercados alternativos, vendas externas crescem 46% em agosto

RODRIGO VARGAS

DE CUIABÁ

Dois meses após o embargo decretado pela Rússia, o ritmo das exportações do setor pecuário de Mato Grosso começou a reagir em agosto, de acordo com informações da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).
Com a ajuda de mercados alternativos, como a União Europeia e o Oriente Médio, houve aumento de 46% nas vendas de agosto em relação ao mês anterior.
O volume comercializado alcançou 15,4 mil toneladas, com acréscimo de 4.900 toneladas em relação a julho.
No ano passado, a Rússia foi o destino de 26% da carne exportada por Mato Grosso.
No dia 15 de junho, alegando restrições sanitárias, o país impôs embargo à carne brasileira oriunda de 23 frigoríficos do Estado, além de outros 27 no Rio Grande do Sul e 39 no Paraná.
O mercado exportador local acusou rapidamente o golpe: o volume total exportado em julho foi de 10,5 mil toneladas, menos da metade do registrado no mesmo mês do ano passado.
Em agosto, embora o volume total ainda tenha ficado 36% inferior ao registrado há um ano, houve melhora nos embarques para mercados alternativos.
"Somente o bloco europeu aumentou as importações do Estado em 141% no mês", informa trecho de relatório do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola).


Texto Anterior: Commodities: De olho no futuro, BP investe em novas usinas de etanol no Brasil
Próximo Texto: Metais: Ouro pode voltar a US$ 2.000 ao fim de 2011, diz consultoria
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.