São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2010

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Twitter renova site e quer atrair anúncio

Microblog, fundado em 2006, vai facilitar informações sobre autor de mensagens e acesso a fotos e vídeos

Executivo afirma que reformulação vai melhorar experiência dos usuários do site com a publicidade

DO "NEW YORK TIMES"

O Twitter revelou ontem um site renovado, com a esperança de tornar seu uso mais fácil para os usuários.
O site reformulado, que estará disponível para todos os usuários do serviço dentro de algumas semanas, facilita a obtenção de informações sobre os autores de mensagens, as conversações entre usuários e o acesso a fotos e vídeos por meio de links nos posts.
"A reforma vai aumentar o valor que as pessoas extraem do Twitter, permitindo que obtenham mais informações e maior valor", afirmou Evan Williams, cofundador e presidente-executivo do Twitter.
A ideia da reforma foi dele, e, nos últimos meses, o executivo dedicou muito tempo colaborando com os engenheiros da empresa de tecnologia na mudança do site.
Ele disse estar surpreso por tanta gente utilizar o serviço (160 milhões de pessoas), dadas as dificuldades de navegação que apresenta.
Essa grande audiência é interessante para os anunciantes, mas o site, pouco atraente, não era muito receptivo à publicidade.
O Twitter começou lentamente a veicular anúncios, sob o nome "Prometed Tweets", que as pessoas encontram nas buscas do site.
Williams disse que o site reformado traria anúncios melhores, "porque haverá mais área disponível na página e mais envolvimento".
O novo site pode representar ameaça para as muitas empresas iniciantes que desenvolvem aplicativos para facilitar o uso do Twitter e oferecer ferramentas mais sofisticadas aos visitantes.
O Twitter não havia sido capaz de direcionar recursos para a reforma até agora, disse Williams, porque a empresa enfrentou dificuldades para acompanhar o ritmo de crescimento em sua base de usuários, e teve problemas até mesmo para impedir quedas frequentes no site.

REFORMA
Se as pessoas desejavam saber mais sobre o autor de um post, por exemplo, precisavam ir a uma outra página, no modelo original do site.
Era quase impossível acompanhar uma conversa entre dois usuários do Twitter. E, embora um quarto dos posts contenha links, se o usuário postasse um link para uma foto, o leitor só poderia ver a foto indo a outro site.
No site reformulado do Twitter, o usuário vê duas janelas na tela, em lugar de uma sequência única de posts. A sequência de posts continua, na janela esquerda. Na direita, eles verão mais informações sobre os posts, a exemplo de biografias dos autores, fotos e vídeos aos quais os posts encaminhem, e também as conversações causadas por um determinado post. Isso elimina a necessidade de clicar para visitar outros sites.
Williams disse que o novo site não foi projetado para beneficiar os anunciantes, mas que a experiência dos usuários com a publicidade veiculada seria melhor. Por exemplo, quando um estúdio de cinema posta um tweet patrocinado sobre um filme, com link para um trailer, o usuário poderá assisti-lo sem sair do site.
Tomando de empréstimo uma ideia usada nas buscas de imagens do Google e do Bing, o microblog agora mostra uma sequência contínua de posts.

SOFTWARE
O Twitter, fundado em 2006, cresceu com tamanha rapidez em parte porque abriu sua tecnologia a milhares de criadores de software independentes, que desenvolvem ferramentas para ele.
Mas, à medida que o Twitter amadurecia, a empresa passou a causar irritação a muitos desses criadores de software ao implementar ferramentas similares por conta própria ou adquirir empresas que as haviam desenvolvido, o que limita as oportunidades dos criadores de software concorrentes.


Tradução de PAULO MIGLIACCI


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