São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Jaime Lerner cria minicarro para desafogar o trânsito

Juliana Braz - 14.out.09/Importecnica/ Divulgação
O arquiteto e urbanista Jaime Lerner ao lado de um exemplar do veículo Dock Dock

DIMITRI DO VALLE
DE CURITIBA

À primeira vista, o pequeno veículo com capacidade para um ocupante pode parecer um brinquedo de parque de diversão, mas o Dock Dock, como é chamado, tem um objetivo bem sério.
Elaborado pela equipe do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, o veículo movido a eletricidade tem a finalidade de desafogar o tráfego e servir como meio de integração ao transporte público.
Segundo o designer Emilio Mendonça, um dos idealizadores do projeto, o Dock Dock é um dos menores carros do mundo.
O pequeno veículo foi apresentado nesta semana numa feira brasileira de design, em Curitiba. Ele não será vendido no mercado nem tem a intenção de concorrer com a indústria automobilística, informam seus autores.
A proposta é que o veículo forme uma frota comunitária, à disposição da população em pontos estratégicos. O usuário retiraria o veículo em "docas" (daí o nome) para usá-lo em deslocamentos de curta e média distância.
Mendonça diz que o projeto prevê vias exclusivas para circulação do veículo.
Os usuários deixariam seus carros em estacionamentos para ir até áreas centrais de grande movimento.
Cinco protótipos foram construídos desde 2007 pela equipe de Lerner, ex-governador do Paraná (1995-2002) e que foi prefeito de Curitiba por três vezes.
O Dock Dock pode ser recarregado numa tomada comum por quatro horas e tem autonomia para 50 quilômetros. A velocidade pode chegar a 30 km/h. O Dock Dock tem 1,7 m de comprimento, 80 cm de largura e 1,5 metro de altura. Estudos estimam preço inferior a US$ 5.000.
A expectativa é que os primeiros testes urbanos sejam iniciados no próximo ano. Uma das cidades estudadas é Santos, no litoral paulista.


Texto Anterior: Dólar em queda não reduz preço de viagem ao exterior
Próximo Texto: Sindicatos ameaçam greve por reajuste real
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.