São Paulo, domingo, 17 de abril de 2011

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Até Simpsons viram arma contra homem mais rico do mundo

Internet é palco de acusações satíricas contra o serviço das companhias do bilionário mexicano Carlos Slim

Slim, por sua vez, diz que as duas maiores televisões do país, a TV Azteca e a Televisa, manipulam o mercado


ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

Disputa entre bilionário mexicano não se resolve só na Justiça. O YouTube, o Twitter e até "Os Simpsons" são as armas usadas pelos rivais de Carlos Slim no confronto contra o homem de US$ 74 bilhões.
De um lado, Slim, o homem mais rico do mundo, afirma que a TV Azteca, de Ricardo Salinas (US$ 8,2 bilhões), a Televisa, de Emilio Azcarraga Jean (US$ 2,3 bilhões), e outras TVs a cabo mexicanas manipulam o mercado de publicidade.
E a resposta do bilionário, que quer entrar no mercado de TV a cabo, foi direta: deixou de comprar publicidade nos canais dos dois grupos televisivos do México e os denunciou na comissão reguladora do setor.
Já os rivais, ao lado de outras empresas de telefonia, acusam a Telcel e a Telmex -operadoras de celular e fone fixo que pertencem a Slim e dominam o mercado mexicano- de cobrar taxas altíssimas de interconexão.
Elas também entraram com denúncias contra as operadoras de Slim, acusando-as de "práticas monopolistas". As duas empresas têm mais de 70% do mercado mexicano de telefonia.
No meio dessa disputa está o mercado de "triple play" (pacote de internet, TV a cabo e telefone). Enquanto Slim busca sua licença, a Televisa e a TV Azteca vêm ganhando cada vez mais espaço nesse setor.

"SLIMSONS"
A briga judicial pode durar até um ano e meio, mas, na internet e em outras mídias, ela já está bem acesa. O golpe mais duro veio de uma campanha publicitária de página inteira, sobre "Os Slimsons", em alguns dos principais jornais mexicanos.
Com um desenho muito parecido com de Homer Simpson e sua família, a Slimlândia é um lugar em que o serviço de telefonia é bom, as tarifas são baixas e a velocidade de internet é "infinita". Mas, completa o desenho, "no México, não".
A campanha foi paga por um desconhecido grupo chamado Todos os Mexicanos e não se sabe quem é seu financiador. Uma dica talvez esteja no Twitter de Azcarraga, da Televisa (a principal TV do país). Pouco depois de "Os Slimsons" surgirem nos jornais, ele escreveu: www.todoslosmexicanos.org, o que vocês opinam?
O site (ele chegou a sair do ar e agora é dirigido para todoslosmexicanos.com) é uma compilação de vídeos no YouTube e de posts no Twitter reclamando de Slim e da qualidade dos serviços das suas empresas.
Para a Televisa, o boicote das empresas de Slim já começa a fazer efeito. Sua receita com publicidade na TV aberta recuou 1,8% no primeiro trimestre deste ano.


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