São Paulo, quarta-feira, 17 de novembro de 2010

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Beatles chegam à loja virtual da Apple, mas não ao Brasil

Consumidor não tem acesso no país a música e filmes em site da companhia

Especialistas dizem que burocracia e tributos inibem atuação da companhia no Brasil; Apple não se manifesta

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

A Apple fez ontem um dos anúncios mais aguardados da indústria musical dos últimos anos: finalmente o catálogo dos Beatles chegou à sua loja virtual, a iTunes.
Treze discos de estúdio remasterizados dos Beatles estão agora à venda no formato álbum (US$ 12,99, cerca de R$ 22) ou em canções individuais (US$ 1,29) no iTunes.
Mas, enquanto a notícia tomava conta da internet, o site brasileiro da Apple ignorava John, Paul, George e Ringo. Isso porque a novidade é mais uma da empresa a qual o Brasil não terá acesso.
A loja virtual da Apple, que funciona como uma alma da linha de produtos iPod e iPhone, vendendo música, seriados, filmes e aplicativos on-line, não funciona no Brasil, apesar de estar em outros 23 países.
O mais recente produto da Apple lançado com estardalhaço, o iPad, também passou longe das mãos dos brasileiros, ainda que países da região já tenham o tablet (Argentina, México, Chile, Colômbia, Equador e Peru).
Há uma App Store (loja virtual de aplicativos) brasileira, mas o conteúdo é pequeno. A Apple culpa os desenvolvedores, que são quem escolhem para quais países querem vender seus programas, e a classificação etária exigida pelo governo, que fez a empresa desistir de liberar jogos no país.
"O Brasil não está no topo das prioridades da Apple, mas já foi muito menor", diz o editor-chefe do site MacMagazine, Rafael Fischmann.
"O escritório da Apple no país cresceu bastante nos últimos anos. Mas, na visão da Apple, o Brasil tem burocracia demais. E taxas absurdas de importação."
A Apple, que abriu seu escritório no Brasil em 1995, não informa quando o iPad aportará no país, mas se especula que uma versão Wi-Fi, mais barata que a 3G, chegará até o final do ano. A versão 3G nem sequer foi homologada pela Anatel.

CELULARES
A situação se repete com os celulares. O último modelo, iPhone 4G, que possibilita chamadas por vídeo, vendeu no mundo 1,7 milhão de unidades em três dias. No Brasil, apenas 70 mil foram enviados, segundo um dos diretores da operadora Oi.
A Apple não dá entrevistas nem libera sua assessoria local para comentários.
Índia e China também não possuem iTunes, loja que concentra 90% da venda de música vendida pela internet. A China, no entanto, tem uma loja física própria, enquanto os brasileiros contam com lojas franqueadas e uma virtual para produtos físicos.
Uma das questões que dificultariam a vinda do iTunes são os contratos de direitos autorais. Porém a Folha apurou que esse assunto já foi resolvido e que havia um novo empecilho sobre Imposto de Importação, com o qual a Apple não concorda.
Mesmo conteúdos gratuitos no iTunes ou na App Store não estão disponíveis para brasileiros. É preciso ter um cartão de crédito internacional ou "gift cards" comprados no exterior.
"É um desperdício a ausência da iTunes Store. Até porque quem quer comprar utiliza os "gift cards". E há um grande comércio [paralelo] desse item em nosso país", diz João Marcello Bôscoli, dono da gravadora Trama.


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