São Paulo, sábado, 18 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Um terço das demissões é sem justa causa

DE BRASÍLIA

De cada 3 contratos de trabalho formais, 1 foi encerrado por iniciativa dos empregadores e sem a apresentação de justa causa em 2009.
Pesquisa sobre a rotatividade no mercado, divulgada pelo Ministério do Trabalho e realizada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), mostra que há setores com maior rotatividade, como a construção civil, que tem uma média de mais de 8 desligamentos a cada 10 contratos.
São excluídos do cálculo os desligamentos por transferências, aposentadorias, mortes e feitos por iniciativa do funcionário.
Para o ministro Carlos Lupi (Trabalho), os números mostram que é um equívoco pedir a flexibilização das leis trabalhistas.
"Os números mostram que o mercado de trabalho é bem flexível. Se fosse tão caro demitir, por que tantos foram mandados embora?"
(MÁRIO SÉRGIO LIMA)

Texto Anterior: Desemprego cai ao menor nível em 8 anos
Próximo Texto: PF investiga caso PanAmericano nos EUA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.