São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa pode voltar a produzir caminhão no país

DE SÃO PAULO

A General Motors estuda voltar a produzir caminhões no Brasil. De acordo com o presidente da montadora na América do Sul, Jaime Ardila, a decisão só poderá ser tomada depois de 2012.
Até lá, a empresa estará focada no lançamento de produtos que podem ampliar a participação nas vendas de automóveis e comerciais leves no país, no qual detém cerca de 20% do mercado atualmente.
Segundo o executivo, a decisão sobre a produção local ou a importação dos veículos de nações vizinhas será tomada até 2015 -quando o Imposto de Importação, devido a um acordo comercial com os países andinos, será de 15%, ante 25% atualmente, tornando a operação "competitiva".
Em 2020, a alíquota do tributo terá sido reduzida a zero. A GM fabricou caminhões no Brasil até o fim de 2000 na fábrica de São José dos Campos (SP).
As declarações foram dadas em entrevista coletiva para apresentação de Denise Johnson, que assumiu a presidência da montadora no mês passado.
Com um discurso focado na inovação tecnológica e na renovação do portfólio, a executiva americana destacou a preocupação em "entender as necessidades dos clientes", o que inclui criar produtos especialmente para o mercado brasileiro.
Para ela, essa seria uma boa estratégia para competir com a entrada de carros asiáticos no mercado nacional. Antes de vir para o Brasil, ela ocupou a vice-presidência para Relações Trabalhistas da GM América do Norte. (TATIANA RESENDE)


Texto Anterior: GM dá mais um passo para reabrir capital
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Para onde vai o dinheiro grosso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.