São Paulo, sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bancos decidem criar central para cessão de crédito

DE SÃO PAULO

Depois do escândalo contábil do PanAmericano, os maiores bancos brasileiros preferiram se adiantar à possível regulação do Banco Central e decidiram criar uma central para fazer o registro de carteiras de crédito comercializadas entre diferentes instituições.
O objetivo é aumentar a transparência e inviabilizar fraudes envolvendo essas transações, como teria ocorrido no PanAmericano. Além de não registrar corretamente os créditos cedidos, o banco é suspeito de ter vendido os mesmos empréstimos para mais de uma instituição.
A central é discutida na Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e conta com apoio do Banco Central.
O modelo deve seguir o adotado na central de exposição em derivativos, os contratos de proteção financeira que deram prejuízo a exportadores como Sadia e Aracruz na crise de 2008.
À época, um dos principais problemas era que um banco não sabia o quanto uma empresa estava exposta com derivativos cambiais em uma instituição concorrente.
A nova central permitirá saber a exposição total das empresas a derivativos.
"O acerto dessa iniciativa e a repercussão que já está causando nos levam a pensar em estudar a viabilidade de desenvolver uma central semelhante para operações de cessão de crédito", disse Fabio Barbosa, presidente da Febraban, na inauguração da central.
"Eu nunca vou saber com que banco o cliente tem derivativo, mas vou saber o quanto ele tem no sistema financeiro nacional", disse José Berenguer, que comanda a central de derivativos.
A central, cuja adesão dos clientes é voluntária, trabalha com dados repassados pela BM&FBovespa e pela Cetip, empresa de registro de dívidas privadas. O sistema não identifica a exposição de uma empresa no exterior.
Para Berenguer, a adesão deverá ser alta porque a central funcionará como selo de qualidade na gestão de derivativos.
(TONI SCIARRETTA)


Texto Anterior: PanAmericano seca captação de bancos
Próximo Texto: Ex-funcionárias de Madoff são presas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.