São Paulo, sábado, 21 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Inovação rápida é desafio para setor dos softwares

Para Bill McDermott, presidente da SAP, é necessário mostrar novidade a cada 90 dias em sistema de gestão

Aplicativos, assim como no iPad, são essenciais para dar liberdade aos consumidores para comprar software

Craig Ruttle - 5.out.10/Bloomberg
Bill McDermott, americano que é copresidente da companhia alemã de software SAP

DA ENVIADA ESPECIAL A ORLANDO

Apresentar novidades aos clientes corporativos em ritmo semelhante ao que a indústria de eletrônicos leva aos consumidores é o atual desafio do setor de software.
Aos 49 anos, o americano Bill McDermott, copresidente da alemã SAP, é o executivo que quer acelerar o ritmo de inovação na indústria do software de gestão (ERP), que reúne informações financeiras, de produção e serviços de uma empresa.
Em entrevista exclusiva à Folha em Orlando, McDermott falou sobre competitividade, o papel dos tablets e como ganhar mercado no Brasil, onde ainda fica para trás da líder Totvs.

 


Mundo móvel
Até 2014, 6,5 bilhões de pessoas usarão terminais móveis para negócios, e a missão da indústria de software no momento é criar aplicações móveis sem fio e permitir que os executivos consigam, em poucos cliques, entender os dados de empresas e da cadeia de suprimentos e os resultados de vendas, na palma da mão, como fazem com seus eletrônicos.

Aplicativos
Muitos vendedores de software ainda acreditam que a melhor forma de reter o consumidor é com sistemas que "tranquem" sua saída. Estamos na fase de ecossistema aberto. Os aplicativos podem libertar os consumidores.

Foco no futuro
Os líderes precisam ter uma característica incomum, capaz de criar uma cultura que sustente a companhia. Além disso, em tecnologia, precisam ser visionários. A estratégia de comprar a Sybase e mirar mobilidade foi um desses passos.

Parcerias
Não se inova sozinho. A inovação de quem ouve o mercado, conversa com analistas e pessoas interessantes e também ouve os clientes. No entanto, é necessário se antecipar à demanda. Por meio dessas parcerias tentamos levar novos produtos a cada 90 dias ao mercado.

Problemas pós-crise
Após o problema de 2009 (que gerou milhares de usuários insatisfeitos com o modelo de cobrança por serviços de suporte), vimos que um cliente insatisfeito pode contar a péssima experiência para outros dez, mas na era das redes sociais todo mundo acaba sabendo. O ano passado foi de recuperação da confiança desses clientes.

Negócios no Brasil
O Brasil hoje é o nosso terceiro maior mercado. O software sob demanda (ByDesign, que chega ao Brasil em 2013) é uma das apostas. Existem outros competidores fortes, como a Totvs, mas eles não estão prontos para expandir globalmente. Acredito também em parcerias e convido a Totvs a sentar numa mesa para discutir uma parceria para revender nossos sistemas.


Texto Anterior: "Tablet será o novo PC", diz presidente da SAP
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.