São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Efeito será pontual para absorver excessos

TONI SCIARRETTA
DE SÃO PAULO

O FSB (Fundo Soberano do Brasil) poderá até segurar as cotações do dólar, mas por momentos pontuais de forte entrada de recursos no país, como os provenientes da oferta de ações da Petrobras.
Na avaliação do mercado, que recebeu a novidade ontem com ceticismo, dificilmente o FSB terá poder de fogo para alterar os rumos da taxa de câmbio brasileira, definida hoje por movimentos globais de fluxo de dinheiro.
"O Fundo Soberano não vai mudar a correnteza. O efeito será pontual. Quando entrarem os recursos da Petrobras, a gente vai ter uma noção melhor. Fazer só pressão não adianta, tem de agir", disse José Roberto Carreira, da corretora Fair.
Para o economista Marcio Garcia, professor da PUC-RJ, o efeito máximo de uma intervenção do FSB no câmbio será de dez dias, tempo em que poderá retirar eventual excesso de dólares.
"As intervenções que o Fundo Soberano venha a fazer serão, rigorosamente, idênticas àquelas do BC. Vai até dificultar a ação do BC, de aumentar a liquidez, se não comunicar suas intenções. E com o agravante de um custo maior por conta do diferencial de juros", disse.
A expectativa é que a primeira atuação só ocorra em outubro, após a liquidação da oferta da Petrobras e do vencimento do contrato de dólar para outubro na BM&FBovespa, respectivamente, nos dias 29 de setembro e 1º de outubro.
Até lá, as cotações ficarão pressionadas pelas aplicações dos bancos para proteger investimentos e dívidas com risco cambial. As "apostas" dos bancos na queda do dólar somam US$ 14 bilhões.
Especialista em câmbio, Nathan Blanche, da Tendências, também não vê benefício da atuação do FSB nos rumos do câmbio. "Qualquer tentativa de manipular a taxa de câmbio terá custo, com aumento dos prêmios de risco pedidos pelo mercado."


Texto Anterior: Ameaça de intervenção não segura dólar
Próximo Texto: Gasto de turista no exterior bate recorde
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.