São Paulo, sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

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FOCO

Varejo prevê melhor Natal da década na região metropolitana de São Paulo

DE SÃO PAULO

O comércio varejista da região metropolitana de São Paulo deve superar R$ 3 bilhões em vendas relacionadas ao Natal -chegando a R$ 11 bilhões em dezembro- e atingir o melhor desempenho da década.
Em média, R$ 8 bilhões são movimentados nos demais meses do ano. Os dados são da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) de São Paulo e também indicam que, no acumulado de 2010, as vendas do varejo na Grande São Paulo devem ultrapassar R$ 100 bilhões.
"Esse desempenho está diretamente relacionado à capacidade que o comércio varejista de São Paulo tem demonstrado em saber explorar o crédito disponível ao consumidor", avalia o diretor-executivo da Fecomercio, Antonio Carlos Borges.
Borges observa que a capacidade de consumo das famílias brasileiras deve encerrar o ano movimentando em torno de R$ 2,2 trilhões em todo o país, com a expansão do número de empregos e do crédito, aliada ao aumento real da massa salarial.

COMÉRCIO POPULAR
Por volta das 16h de ontem, a rua 25 de Março, principal centro de comércio popular em São Paulo, estava cheia de consumidores circulando com guarda-chuvas, atrás das encomendas de brinquedos da garotada.
Na rua Santa Ifigênia, conhecida pela variedade de produtos eletrônicos no centro de São Paulo, a procura por videogames, notebooks e máquinas fotográficas seguiu até o finzinho da tarde de ontem.
"Vim comprar um notebook para o meu filhote e dois celulares, um para a minha filha e outro para a sobrinha", disse o português Manuel Henriques, 41, engenheiro eletrônico, que está na cidade há cinco anos.
Enquanto isso, sua mulher fazia as compras de brinquedos na 25 de Março.

Colaborou VANESSA CORREA, de São Paulo


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