São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 2011

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Hypermarcas vende parte da área de limpeza

Marca de sabão em pó e outros produtos entram na aquisição feita pela Flora, do JBS

DE SÃO PAULO

O grupo Hypermarcas conclui venda de parte de seus produtos de limpeza doméstica para a Flora, empresa de cosméticos e limpeza do grupo J&F (do grupo JBS), que detém produtos Minuano, Neutrox e Ox.
O negócio foi fechado em R$ 140 milhões. O valor é superior à receita líquida obtida com o portfólio da empresa, de R$ 120 milhões, segundo a companhia relatou a investidores. As negociações foram intensificadas na semana passada e não incluíram a esponja de aço Assolan, que tem 20% do mercado dominado pela Bombril. Outras empresas disputam o produto. As marcas envolvidas na operação foram Assim, Sim, Gato, Fluss, Sanifleur e Mat Inset. A venda também incluiu a fábrica de sabão em pó localizada em Itajaí (SC).
A venda foi feita dentro do plano da companhia, anunciado em 2008 para abertura de capital, de focar seus negócios no segmento farmacêutico e de higiene pessoal. No pacote, ainda consta a marca alimentícia Etti. Segundo o presidente da Flora, Eduardo Luz, a compra da Assolan não teve apelo para completar o portfólio de produtos da empresa. "Adotamos a prioridade para a definir a compra."
Para o diretor financeiro da Hypermarcas, Martim Prado, a venda da Assolan está sendo avaliada, principalmente, pelo item preço. "Não existe prazo fixo para a venda da marca." De acordo com Prado, após a venda, a companhia vai investir na ampliação dos setores farmacêuticos e de higiene pessoal e beleza, e integração das duas áreas na fábrica de Anápolis (GO).
O presidente da Flora afirmou que o desafio agora é elevar o "market share" da empresa para até 20% entre os produtos comercializados. Para o sabão em pó Assim, principal produto adquirido, a meta é elevar as vendas para acima dos atuais 3%. "Vamos ter um crescimento orgânico agressivo. Nessa primeira fase, porém, vamos estudar a marca, os preços e o reposicionamento dos produtos para alcançar nossos objetivos de mercado."
Eduardo Luz disse que manterá o sabão em pó Minuano no mercado, mas ainda não definiu o tipo de consumidor entre um produto e outro. "Acreditamos que há espaço para os dois tipos de sabão que passarão a ser produzidos". (VBF)


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