São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Falta regulação para modelo em municípios

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os municípios brasileiros ainda são carentes de regulações que estimulem a transição para um modelo de desenvolvimento sustentável. Das legislações atuais sobre o tema, quase todas dizem respeito às esferas estaduais e se referem exclusivamente à questão das mudanças climáticas, sem ampliar o conceito para outras áreas relacionadas.
"As pessoas não moram nos protocolos internacionais, nos países ou nos Estados. Elas moram nos municípios. Municípios que podem ter uma enorme oportunidade de desenvolvimento econômico, social e ambiental integrados a partir de políticas próprias de sustentabilidade", afirma João Furtado, consultor do Instituto Jatobás. Segundo ele, essas políticas não podem ser definidas unicamente a partir das decisões do governo federal, mas também das atuações dos agentes locais, com destaque para as empresas.
Um exemplo de acordo entre setor privado e governo nesse sentido é o projeto de Cidade Inteligente que começou a ser aplicado em Búzios, cidade litorânea do Estado do Rio.


Texto Anterior: Cidades avançam com economia verde
Próximo Texto: Commodities:
Com oferta menor, etanol continuará caro

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.