São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ALPINAS

GZero Nouriel Roubini cunhou ontem a expressão GZero, para se referir "à falta de governança econômica e política global". Menospreza com isso o G20, que deveria exercer tal papel. Contrapõe Kenneth Rogoff, professor de política pública em Harvard: "O G20 é o único clube no jogo".

As janelas do carro
Azim Premji, presidente da empresa indiana Wipro (tecnologia da informação), contou a história de uma fabricante de automóveis norte-americana que fez um novo design para um carro popular destinado ao mercado indiano. Para baratear o custo, tiraram os vidros da parte traseira. "Esqueceram que, na Índia, esse carro só seria comprado pelos ricos, que têm chofer e, portanto, andam no banco de trás. Sem vidros." O carro fracassou.

Eu sou você amanhã O mesmo Premji deu números para a mudança do eixo econômico global para os emergentes: em mais dez anos, a economia desses países será da ordem de US$ 20 trilhões, mais do que a economia norte-americana hoje.

Emergentes e jovens
Outra comparação: em 2020, nos Estados Unidos, a idade média será de 37/38 anos; no Japão e na Europa, de 47/48 anos, mas, na China e na Índia, de 27 a 28 anos. Drama familiar Do sindicalista John Evans: "Uma de cada duas famílias norte-americanas tem alguém desempregado ou em vias de ser demitido".

Desemprego e política
De Kenneth Rogoff: "A recuperação é resiliente, mas não é robusta. Logo, não cria emprego, o que não lhe dá resiliência política".

Não somos notícia...
De Ricardo Hausmann, venezuelano que dirige o Centro para o Desenvolvimento Internacional da Universidade Harvard: "A América Latina não está no noticiário porque não estamos explodindo muitas bombas nem dando muitos calotes".

... nem somos América Latina De Moisés Naím (instituto Carnegie para a Paz Internacional): "Não há essa história de América Latina. Afinal, reúne Haiti e Brasil, Paraguai e México".


Texto Anterior: Análise: Após a crise global, o mundo continua dividido, mas com um novo formato
Próximo Texto: Política econômica: Goldman prevê inflação alta e real valorizado em 2011
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.