São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Mantega sugere ao FMI criação de "PAC" para crise europeia

JULIANNA SOFIA
DE BRASÍLIA

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse ontem que propôs ao FMI (Fundo Monetário Internacional) um programa de retomada do crescimento para os países em crise na Europa.
Segundo ele, além do ajuste fiscal já sinalizado por esses países, é preciso criar possibilidades de estímulo à expansão das economias, com reformas que visem ao aumento da produtividade.
"Não chega a ser um PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], mas é isso que eles precisam fazer. Só o crescimento gerará a renda necessária para o pagamento das dívidas", afirmou Mantega depois de encontro com o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn.
O ministro disse ainda que o governo não quer que o Brasil cresça 7% neste ano, mas avalia que uma taxa próxima de 6% é "perfeitamente sustentada" no longo prazo.
Strauss-Kahn elogiou a política fiscal brasileira e disse não ver riscos futuros. "O Brasil acertadamente implementou a política fiscal necessária. Não houve estímulo demais nem estímulo zero."


Texto Anterior: Análise: Crédito vai ficar mais caro e talvez se desacelerar com alta dos juros básicos
Próximo Texto: Contas públicas: Com receita recorde, governo faz 2º maior aperto fiscal desde 1997
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.