São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ENTREVISTA

"População ainda tem má opinião de privatizações'

DE SÃO PAULO

As privatizações são vistas como essenciais pela maioria dos economistas para que o governo possa se dedicar principalmente aos setores estratégicos da economia. A experiência da década de 1990, porém, talvez não tenha trazido a melhor impressão perante a população brasileira.
Leia trechos da entrevista com Otto Nogami, 55, professor de Ambiente Econômico Global do Insper.

 


Privatizações
Há a sensação de que não foi um bom negócio, principalmente nas telefonia. O real estava valorizado, tanto que não vimos grandes empresas canadenses ou americanas participando.
Ficamos na mão de espanhóis, portugueses e italianos, que não tinham tecnologia de ponta. Aí há a sensação assimilada pela população de que foi ruim. Poderíamos ter desvalorizado primeiro o real para depois partir para a privatização.

Estatais
Ainda há o pensamento da população de que empresas como Petrobras e Vale são patrimônio nacional. Mas a população sabe que existe interesse político e quer aproveitar isso, por consequência, se subjuga aos políticos, na esperança a reter uma benesse no futuro.

Brics
Na Rússia, falamos de um regime totalitário, assim como na China. Na Índia, o problema é social. A realidade brasileira é diferente, com perfil de país industrializado. Quando a população está mais politizada, ela começa a defender a livre empresa. (CF)


Texto Anterior: Apoio a estatal é maior em emergentes
Próximo Texto: Indústria: Expectativa de exportações piora com câmbio e demanda externa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.