São Paulo, segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EU INVISTO EM

Geovanna Tominaga,
apresentadora

" Sou conservadora, então invisto em renda fixa. Agora, por sugestão de uma amiga, decidi saber mais sobre aplicação em Bolsa. Mas ainda sou aluna nova"

DISCIPLINA
Sou bolsista de mestrado e gostaria de saber se consigo poupar ganhando três salários mínimos. Além de fazer orçamentos e tentar cumpri-los, existe alguma outra dica? E.A., de São Paulo

RESPOSTA - Viver com menos do que você ganha. Essa é a única forma de juntar dinheiro. E parece que você já conhece esse ditado.
Além dele, temos a regra da disciplina. Aplique seu dinheiro quando recebê-lo, e não no final do mês.
Além disso, resista às tentações. Mesmo que seja uma superoferta do computador, que o ajudaria muito no mestrado. Continue usando o da universidade e deixe o dinheiro aplicado.

OPÇÕES
Tenho 23 anos e ganho R$ 2.500 mais variáveis. Economizo R$ 1.000 e tudo fica na poupança. Quero dar entrada em um apartamento em três anos. Qual a melhor opção?
A.S., de São Paulo

RESPOSTA - Vamos listar as características do seu investimento: ele tem data de resgate, finalidade específica e será feito mensalmente.
As duas primeiras eliminam qualquer investimento de alto risco. A última elimina CDBs e fundos de investimentos que, para serem atraentes, exigem depósitos um pouco maiores.
Sobra o Tesouro Direto. Procure um banco ou corretora com custo baixo e aplique mensalmente. Para garantir um valor compatível com a entrada para comprar o apartamento, uma boa alternativa são os títulos atrelados à inflação, as NTN-Bs.


Texto Anterior: Bússola: Com a crise, o que esperar da Bolsa? Aplicações mais tradicionais sofrem?
Próximo Texto: O assunto é Tesouro Direto: Título do Tesouro Direto indexado à inflação é o mais rentável em julho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.