São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Noticiário de tecnologia é equilibrado, diz estudo

Apple é a empresa mais citada nas reportagens

DE SÃO PAULO

A visão sobre como a tecnologia afeta a sociedade é apresentada tanto de maneira positiva como negativa pelos meios de comunicação dos EUA, mostra estudo do Pew Research Center.
Foram examinadas 437 reportagens relacionadas a tecnologia divulgadas em 52 veículos em junho.
Perto de um terço delas apresenta otimismo em relação aos avanços tecnológicos -retratando como tornam a vida mais fácil e produtiva. Porém, mais de um quarto dos textos apresenta visão negativa, focando, principalmente, riscos da tecnologia à privacidade e às crianças.
O perigo de escrever SMS enquanto se dirige foi o tema mais abordado -9% das notícias. O assunto apareceu na mídia cinco vezes mais que o plano dos EUA para acesso à banda larga. O segundo mais destacado foi o lançamento do iPhone 4.
A Apple foi a empresa do setor com maior número de reportagens, 15,1% do total. A companhia foi descrita como inovadora e superior em 42% delas. Os temas positivos lideraram ainda a cobertura sobre o Google, mas em menor escala (20%).
Dos 10 temas mais publicados, 3 são de fora dos EUA: o papel do Twitter nos protestos de 2009 no Irã, o impacto da web na China e os supostos ataques feitos pela Coreia do Norte a sites da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.


Texto Anterior: Cartões: Caixa eletrônico do Itaú vai passar a aceitar saque com cartão chinês
Próximo Texto: Digital: "New Yorker" lança versão para o iPad com conteúdo extra
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.