São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ÁSIA

China voltará a reduzir exportação de minerais raros no ano que vem

DO "FINANCIAL TIMES" - A China cortará as exportações de minerais raros no ano que vem, num movimento que intensifica as preocupações globais com o quase-monopólio da produção -a China é responsável por 97% da extração mundial.
O governo anunciou a primeira rodada de cotas para a exportação de 14.446 toneladas de minerais raros para 2011, que representa 4,5% menos do exportado em 2009, em termos anualizados.
Uma cota menor de exportação aperta o mercado desses minerais, que são componentes essenciais para a produção de eletrônicos que vão de BlackBerry e iPhones até turbinas eólicas e mísseis.
As seguidas políticas de redução anunciadas pelo país elevaram os preços mundiais e dispararam uma corrida por investimentos fora da China.
O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou, na semana passada, uma investigação para saber se as políticas de restrição às exportações dos minerais raros da China violam os compromissos assumidos pelo país com a OMC (Organização Mundial do Comércio).
Para o governo chinês, as políticas são essenciais para combater a mineração ilegal e a degradação ambiental.
"Essas cotas são parte de um esforço unificado para governar o setor, que incluem melhor regulação da mineração e medidas em todas as frentes", disse o secretário-geral da Sociedade Chinesa para Metais Raros, Niu Jingkao.


Texto Anterior: Raio-X: Wagner Rossi
Próximo Texto: Citricultura: Geada provoca danos em laranja na Flórida e preocupa produtores
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.