São Paulo, segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DICAS QUE VALEM DINHEIRO

1 Operações de renda fixa com rendimento acima da média do mercado tendem a indicar um possível risco de crédito. Caso ocorra inadimplência do emissor, o investidor (credor) pode realizar perda irreversível.

2 Se você precisa acumular recursos para uma despesa em moeda estrangeira (viagem ao exterior ou compra de equipamento importado, por exemplo), busque um investimento que ofereça a variação da moeda estrangeira. E não se preocupe se o rendimento é maior ou menor do que a taxa de juros no Brasil.

3 Investimentos de risco (ações, fundos multimercado moderados ou agressivos) são recomendados somente para horizonte de longo tempo. Se sua reação for resgatar diante de uma queda de 5% ou 10%, temendo que a perda se amplie, não invista.

4 Se quiser preservar seu poder de compra, em reais, contra o aumento dos preços no longo prazo, busque alternativas que oferecem a variação do IPCA ou do IGP-M mais cupom de juros.

5 O atributo liquidez é mais importante do que parece. Você nunca sabe quando vai precisar do dinheiro de volta. Pesquise essa variável antes de investir recursos para atingir objetivos que precisam de liquidez.


Texto Anterior: Finanças Pessoais - Marcia Dessen: Na hora de investir, leia a "bula" com muita atenção
Próximo Texto: Crescimento no 2º tri é destaque na semana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.