São Paulo, quinta-feira, 25 de outubro de 2007

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Multimarcas

Off-Oscar Freire

Novas lojas em bairros como Belém e Vila Leopoldina investem em sofisticação e serviços para conquistar os clientes dos Jardins

por HENRIETE MIRRIONE
fotos GUI MOHALLEM / FOLHA IMAGEM

Espaços amplos, decoração exuberante, peças de marcas famosas e atendimento diferenciado não são exclusividade das lojas da Oscar Freire. Essas características aparecem também em algumas multimarcas para lá de exclusivas, muito além das badaladas ruas dos Jardins, em bairros paulistas com Belém, Vila Leopoldina e Moema.

O Espaço de Moda Carolina Faggion, no Belém, antigo bairro industrial na zona leste de São Paulo, é um dos melhores exemplos desse padrão de luxo em outros centros de São Paulo (leia endereços na pág. 57).

A loja, montada num galpão com arquitetura contemporânea, comercializa marcas como Alessa, Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Coven, Fábia Bercsek, Neon, entre outras. Além de serviços especiais, como cortesia de tratamento de cabelo e maquiagem uma vez por semana, fornece consultoria de moda e motorista particular para pegar e levar a cliente em casa.

Carolina Faggion, proprietária da loja, conta que o melhor marketing na região é o boca a boca. "As pessoas acabam freqüentando o espaço também para tomar uma bebida e trocar informações", conta. Para estreitar a relação com as clientes, ela faz dois desfiles anuais, além de palestras.

Outra multimarcas que vem chamando a atenção é a Leopoldina, na Vila Leopoldina, zona oeste da cidade. Inaugurada em 2006, a loja conta com grifes como Adriana Degreas, Brasiliana, Iódice, Lorenzo Merlino, além da marca própria. Fica em uma casa ampla, em meio a uma rua arborizada, e é repleta de objetos de decoração espalhados por ambientes como o lounge com café ou o charmoso jardim de inverno.

"Somos a única loja da região que trabalha com marcas renomadas nacionalmente. Estamos mudando o hábito de clientes antenadas do bairro, que costumavam freqüentar o circuito Jardins-Oscar Freire e agora nos visitam semanalmente", diz Carol Sequeira Jacobucci, proprietária da Leopoldina.

Do outro lado da cidade, na Vila Nova Conceição (zona sul), a Casa Dello Stillo também está aprendendo a lidar com a concorrência das lojas dos Jardins. Inaugurada há pouco mais de um ano, numa pequena casa de dois andares, nela são vendidas peças de jovens talentos, como Juliana Jabour, e roupas de estilistas tarimbados, como Reinaldo Lourenço, entre outros.

A loja atende com hora marcada e serviço exclusivo, o que deixa a cliente à vontade para provar a peça pelos corredores da casa sem se preocupar com olhares alheios. "Concorrer com multimarcas de regiões mais conhecidas é um desafio. Por isso, oferecemos serviços especiais, pois a cliente quer benefícios além dos convencionais, como ter tratamento exclusivo e economizar tempo", afirma a empresária e designer Andréia Carbonari.

Também na Vila Nova Conceição, a Lixx, de Lílian Cavazzani, investe há quatro anos no conceito "butique de sapatos", comercializando num espaço pequeno e intimista marcas hypadas de calçados, bolsas, cintos e acessórios, entre elas Paula Ferber, Luiza Barcelos, Schutz, Pat Falcão e Elisa Atheniense.

Em Moema, a Estação Principal é uma das veteranas no desafio de enfrentar o luxo dos Jardins. Há dez anos o empresário Ricardo Gaspar resolveu apostar em marcas bacanas para os públicos masculino e feminino.

Atualmente, oferece roupas da Fit, Osklen, Redley, Orange County, Laranja Lima, V.Rom, Anni Futuri, Camila Klein, HL6 e Dautore no pavimento principal e, no segundo piso, grifes sportswear, como Adidas Originals, Converse, Tiger e Puma.

Ainda em Moema, a Elemento Acqua, da empresária Rony Golabeck, decidiu segmentar com itens de moda praia e pós-praia, como biquínis, vestidos e uma infinidade de acessórios. "O fato de estar fora do circuito só acrescenta para nós, pois Moema é um bairro de alto poder aquisitivo e muito promissor", diz Rony.

Alguns espaços off-Jardins vão além do conceito tradicional de multimarcas. A Casa da Nana, no Brooklin, apresenta artigos de inúmeros criadores, reunindo ainda moda e arte num mesmo ambiente, com um bar no fundo da loja e serviços de tratamentos estéticos, exclusivamente aos sábados.

A loja vende itens de Juliana Manzin, Paola & Catherine, Mãe Terra, Christiano Cabrera, Sagrado, Beneditas, Roberta Lascalla, Daniela Figueroa, entre outras marcas. A decoração fica a critério de cada estilista, que personaliza os espaços, dando à casa uma decoração bem peculiar.

"Temos um público fiel e consolidado na região e arredores, além dos clientes de cada marca que se identificam com o conceito da loja e que passam a ser fiéis também, independentemente da região em que moram", conta Juliana Manzini, dona da Casa da Nana.

A novíssima Babel, inaugurada em setembro em plena praça Benedito Calixto, em Pinheiros, é um mix de multimarca masculina, centro de convivência e pool de serviços, com itens para todos os gostos no piso inferior, de camiseta a charuto, de boné a canivetes, de guarda-chuvas a camisas, e no superior traz um ambiente com mesas de bilhar em meio ao ateliê do alfaiate e as cadeiras do barbeiro e do engraxate.

"Investimos numa multimarcas masculina porque este é um conceito pouco explorado nos mercados paulista e nacional. Mesmo assim, estamos em uma região que ainda tem muito a ser descoberto, especialmente quando falamos de moda", diz Duek, dono da Babel.

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