Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Americanos estudam vetar uso do celular por motorista

Autorização valeria só para as emergências

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Conselho de Segurança de Transporte Nacional dos EUA recomendou às autoridades que proíbam o uso do celular por motoristas, mesmo nos casos em que eles estão conversando sem segurar o aparelho de telefone.

Os únicos casos autorizados seriam em situações de emergência.

O conselho não tem poder para impor restrições, mas as suas recomendações costumam ser seguidas com atenção pelas autoridades reguladoras e também pelos parlamentares americanos.

Para a entidade, os perigos trazidos por quem fala ou escreve ao dirigir superam os seus benefícios.

"Chegou a hora de todos lutarmos pela segurança, desligando os aparelhos eletrônicos enquanto estamos dirigindo", disse a presidente do conselho, Deborah Hersman. "Nenhuma ligação, nenhuma mensagem, nenhuma atualização vale mais do que uma vida humana."

Em alguns Estados americanos, como a Califórnia, já é proibido dirigir segurando o aparelho celular.

Pesquisas nos EUA mostram que metade dos motoristas de 21 a 24 anos usa o celular enquanto está dirigindo -levando em conta todas as idades, o índice é de 20%.

No Brasil, é proibido dirigir usando telefone celular. A multa para os infratores é de R$ 85,13.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.