Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Indústria alemã recua 2,9% só em dezembro

Taxa indica queda do PIB da maior economia europeia no 4º trimestre

Em meio a greve geral, líderes gregos adiam por mais um dia decisão sobre novos cortes para receber pacote de ajuda

RODRIGO RUSSO
DE LONDRES

A produção industrial na Alemanha sofreu no último mês do ano passado a maior queda desde janeiro de 2009, com contração de 2,9% ante novembro, quando o setor ficou estagnado.

O dado é uma indicação de que até mesmo a mais pujante economia da zona do euro, calcada em forte indústria, está sendo afetada pela crise e provavelmente anunciará contração econômica no último trimestre de 2011.

Analistas previam que a produção industrial tivesse um ligeiro crescimento, de 0,2%. Os sinais anteriores sobre a economia alemã eram positivos: a confiança de consumidores e empresários cresceu, e os pedidos industriais aumentaram mais que o esperado em dezembro.

O ministro da Economia emitiu comunicado em que declara que esses são os primeiros sinais da recuperação do país no curto prazo. O cenário de recessão (dois trimestres consecutivos de contração) não é descartado, mas ainda parece pouco provável.

GRÉCIA

Na Grécia, em meio a manifestações e greve geral contra novas medidas de austeridade, o governo adiou por mais um dia a decisão sobre o acordo para um novo pacote de resgate. A reunião dos líderes partidários da coalizão deve acontecer hoje.

O Banco Central Europeu, a Comissão Europeia e o FMI exigem que a Grécia se comprometa a reduzir o deficit público, cortar empregos e empresas públicas, fazer uma reforma trabalhista, reestruturar os bancos e reduzir salários e aposentadorias.

As condições são necessárias para disponibilizar um novo empréstimo, de € 130 bilhões, sem o qual o país não terá como arcar com dívidas de € 14,5 bilhões que vencem no mês de março.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.