Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teerã envia dois navios de guerra a porto na Síria

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Dois navios de guerra da Marinha iraniana atracaram no sábado no porto de Tartous, na Síria, informou ontem o canal estatal iraniano Press TV.

Segundo a emissora, o navio-tanque e o destróier participam de uma missão de treinamento com a Marinha síria, parte de acordo de cooperação militar.

O ministro de Defesa iraniano, Ahmad Vahidi, disse que a missão visa "reforçar a presença do Irã em águas internacionais".

Mas ativistas da oposição na Síria alegam que as embarcações levam aparelhos para interromper a comunicação via satélite usada pelos rebeldes para contornar o cerco do regime.

O Irã é um dos últimos parceiros do ditador Bashar Assad, que protagoniza há 11 meses uma violenta repressão contra opositores.

Ontem, ao menos 13 pessoas morreram na cidade de Homs e outras cinco, em Hama, Hasaka, Idleb e Duma, segundo ativistas.

O Exército sírio enviou ainda mais tanques e soldados para Homs, aumentando os temores de que Assad prepara uma ofensiva final para conter a revolta antes do referendo de domingo.

Em meio ao confronto, a Cruz Vermelha anunciou que negocia com regime e oposição uma trégua para levar ajuda humanitária às áreas mais afetadas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.