Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Analistas ainda temem situação de Grécia e Espanha

RODRIGO RUSSO
DE LONDRES

A recente onda de incerteza do mercado quanto à economia espanhola, que está novamente em recessão e viu os juros de seus títulos subirem, mostra que a situação da Europa ainda preocupa.

O economista Raj Badiani, da consultoria IHS, diz que a ajuda do Banco Central Europeu foi fundamental para a Espanha enfrentar problemas como alto desemprego e deficit acima da meta em 2011.

Para ele, porém, o auxílio terá efeito temporário, e a Espanha deve implantar reformas trabalhistas, cortar salários e restaurar disciplina fiscal. Ele prevê um 2013 difícil.

Segundo Ben May, da consultoria Capital Economics, a ação do BCE, que injetou mais de € 1 trilhão na economia via empréstimos a bancos, foi importante, mas não resolveu os problemas da Europa -só ofereceu mais tempo para lidar com a crise.

Ele prevê que Portugal precise de novo resgate. Quanto aos gregos, que terão eleições no próximo domingo, May é pessimista: "A economia vai piorar dramaticamente".

O economista diz que a Grécia carece de competitividade e meios de se financiar. A solução, avalia, é sair do euro e aceitar o calote da dívida. Francesco Caselli, da London School of Economics, não vê "nenhuma chance de recuperação para a Grécia nos próximos dois anos".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.