Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Desemprego bate recorde de novo na zona do euro

Espanha é o país do bloco com maior taxa

RODRIGO RUSSO
DE LONDRES

O desemprego nos países da zona do euro voltou a crescer e chegou a novo recorde no mês de março, segundo dados divulgados ontem pela agência oficial de estatísticas da União Europeia.

A zona do euro tem agora 10,9% da população ativa desempregada, quase 17,4 milhões de pessoas. Em relação a fevereiro, houve aumento de 169 mil pessoas nas cifras do desemprego.

Os países com maior taxa de desemprego são Espanha (24,1%) e Grécia (21,7%, dado de janeiro). Na outra ponta, Áustria (4%), Holanda (5%), Luxemburgo (5,2%) e Alemanha (5,6%) têm os menores índices.

Com esses números, a pressão por medidas para a aceleração do crescimento no continente deve ganhar ainda mais força. Na semana passada, o premiê italiano, Mario Monti, e o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, já haviam pedido que as autoridades europeias procurem estimular a economia.

Até aqui, a política da União Europeia, liderada pela chanceler alemã, Angela Merkel, tem sido de medidas de austeridade.

PACTO

O pacto fiscal assinado por 25 países neste ano determina limites de dívida pública e de deficit orçamentário, sob pena de serem multados.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, pede agora que a União Europeia crie um "pacto de crescimento".

O BCE terá reunião nesta semana para reavaliar a taxa de juros, atualmente em 1%, mas analistas estimam que ela deve ser mantida.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.