Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Sem oposição, Irã realiza 2º turno de pleito legislativo

Aliados de aiatolá devem consolidar sua liderança

SAMY ADGHIRNI
DE TEERÃ

Iranianos foram às urnas ontem para o segundo turno da eleição legislativa ocorrida em março, numa disputa entre facções conservadoras que deve consolidar o poder dos aliados do líder supremo em detrimento do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Políticos reformistas foram impedidos de participar da eleição pela autoridade eleitoral pró-regime ou boicotaram o pleito -o resultado e comparecimento devem ser anunciados hoje.

Na ausência de forças oposicionistas, o voto ocorreu num clima de apatia, apesar de ser o primeiro desde que o governo reprimiu com violência protestos contra a reeleição supostamente fraudulenta de Ahmadinejad, em 2009.

A campanha não gerou mobilização em massa e muitos iranianos se recusaram a ir às urnas.

O primeiro turno, em 2 de março, havia definido 225 das 290 cadeiras do Parlamento, a maioria ocupada por adversários de Ahmadinejad. As demais cadeiras não receberam voto suficiente, o que levou a um segundo turno.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.