Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rival de Ahmadinejad é reeleito para chefia do Parlamento no Irã

Aliado do líder supremo, Larijani pode disputar Presidência em 2013

DE TEERÃ

Um dos mais proeminentes adversários do presidente Mahmoud Ahmadinejad foi reeleito ontem para o comando do Parlamento do Irã.

O conservador Ali Larijani, cotado para disputar a Presidência em 2013, inicia seu segundo mandato consecutivo após derrotar o também conservador Gholam Haddad Hadel por 173 votos a 100, com duas abstenções entre os 275 deputados no plenário.

A eleição para o Parlamento unicameral ocorreu em março e teve segundo turno há três semanas. Sem reformistas, que boicotaram o pleito ou tiveram sua candidatura barrada pela autoridade eleitoral pró-regime, o voto opôs facções direitistas.

A maioria das novas cadeiras é ocupada por deputados alinhados ao líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, que dá a palavra final em todos os temas de governo. Para analistas, "fundamentalistas moderados" como Larijani dominam o novo Parlamento.

Homem de confiança de Khamenei, Larijani foi até 2008 o principal negociador do programa nuclear iraniano. Uma de suas primeiras viagens pós-reeleição será para reunião de parlamentares na Rio+20.

(SAMY ADGHIRNI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.