Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

De olho em ajuda, Espanha aprova reforma

DE LONDRES

Conforme exigências das autoridades europeias para concretizar o empréstimo de € 100 bilhões à Espanha para recapitalização de seu setor bancário, o governo do país aprovou ontem a criação de um banco podre, que concentrará os ativos tóxicos das instituições financeiras.

O novo banco comprará ativos cujo preço atual é muito inferior ao que é apresentado nos balanços das instituições que atuam no mercado, que sofreram grandes perdas após o estouro da bolha imobiliária no país.

Essa é a quinta reforma financeira promovida na Espanha nos últimos três anos, a terceira a ser aprovada neste semestre pelo governo do premiê Mariano Rajoy.

O ministro da Economia, Luis de Guindos, garantiu que a transferência de ativos para a nova instituição terá "preços adequados". Além disso, De Guindos destacou que o banco podre será "uma sociedade gestora viável e que não terá perdas".

Sua atuação, conforme o ministro, será temporária, para que os ativos possam ser vendidos ao mercado sem perda de dinheiro.

CATALUNHA

A agência de classificação de riscos S&P rebaixou a nota da região autônoma da Catalunha, que pediu socorro de € 5 bilhões, de "BB" para "BBB-".

(RODRIGO RUSSO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.