Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Existem cada vez mais novas ameaças ao país'

DE PEQUIM

Professor de relações internacionais da Universidade de Pequim, Wang Yizhou afirma que a China precisa investir na área militar por causa de diferentes demandas, como grupos separatistas e corrida espacial. Mas deveria ser mais transparente. (FM e EVB)

-

Orçamento
A China não está necessariamente se preparando para um confronto por meio do aumento no Orçamento. Mas temos de fazer alguma modernização.
Antes, os militares chineses tinham um apoio financeiro muito baixo. Ainda assim, o Orçamento militar chinês ainda é muito pequeno em comparação com outras potências globais.

Energia
Um país tão grande como a China tem várias demandas. Por exemplo, o fornecimento de energia vindo de diferentes continentes. A China precisa de uma equipe militar organizada para auxiliar nesse transporte.
Temos interesse no espaço e no desenvolvimento dos polos Sul e Norte, por exemplo. Somos o maior contribuinte para as forças de paz das Nações Unidas.

Novos desafios
Há cada vez mais tarefas que o Exército Popular da Libertação precisa enfrentar com relação às ameaças de segurança não tradicionais. Temos muitos grupos étnicos diferentes -são 20 milhões de muçulmanos no oeste da China. Há probabilidades crescentes de influência da Ásia Central e do Oriente Médio e tendências separatistas.

Parcerias
Mas a China está comprometida com a ascensão pacífica e com uma parceria estratégica e equilibrada com os EUA. Na verdade, temos 20 parcerias estratégicas com poderes diferentes, incluindo o Brasil.

Cenário
Há algumas tensões, mas [o cenário] é muito pacífico e criativo em comparação com o que ocorre no Oriente Médio e no norte da África.
Se mantivermos a orientação atual, podemos ter outros 20 anos -e até mais- de ambiente pacífico.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.