Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Bloco coloca trabalho por união bancária nos trilhos

DO “FINANCIAL TIMES”

A meta de criar uma união bancária da zona do euro mal tinha sido anunciada, em junho, quando as boas intenções começaram a escorregar para trás.

Esta semana o Conselho Europeu colocou o trabalho nos trilhos outra vez e chegou a colocá-lo em andamento, ao se comprometer com um cronograma. Mas o processo pode ser descarrilado enquanto o destino preciso continuar em disputa.

A principal realização positiva da cúpula foi acordar um prazo até o fim do ano para redigir legislação para a supervisão dos bancos comuns pelo Banco Central Europeu, além de assumir o compromisso político de garantir que a autoridade supervisora será funcional até o final de 2013.

Os prazos definidos são significativos: eles devem aliviar as desconfianças de que a Alemanha estaria protelando a ação para impedir que o organismo supervisor comum chegue a ser criado.

Os mercados estão dando o benefício da dúvida aos políticos. Os juros sobre os títulos de países periféricos tiveram queda acentuada.

Os juros sobre títulos espanhóis para dez anos caíram para 5,3% depois de a Moody's inesperadamente afirmar sua classificação própria para investimentos.

Essa classificação foi baseada na premissa de concretização das políticas prometidas pela zona do euro nos últimos meses, num sinal de que os líderes do euro recuperaram alguma credibilidade junto aos atores do mercado.

Se não quiserem perdê-la novamente, terão que cumprir suas promessas.

Tradução de CLARA ALLAIN

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.