São Paulo, Sábado, 01 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corte de gastos muda calendário

do enviado especial

É recente na vida do Japão o calendário conhecido como gregoriano ou solar, usado no Ocidente. Até o ano de 1872, os japoneses seguiam o calendário lunar. Por uma razão econômica, mudaram o sistema a partir da virada do ano 1872 para 1873.
É uma história curiosa. O calendário lunar que era usado no Japão até aquele ano seguia, como o próprio nome diz, as quatro fases da Lua.
Por isso o mês era mais curto e o ano tinha apenas 354 dias, ao contrário de um ano solar, que tem 365 dias. Como consequência, periodicamente, era necessário aumentar de 12 para 13 o número de meses de um determinado ano.
Ocorre que o ano de 1873 teria de ser um desses anos com 13 meses. Como os funcionários públicos já estavam recebendo salários mensais desde 1871 (antes ganhavam apenas um pagamento anual), os 13 meses de 1873 representariam um gasto extra para o governo japonês.
Diante disso, o então ministro das Finanças, Okuma Shigenobu, resolveu que o país adotaria o calendário gregoriano como todos os países do Ocidente.
Ou seja, a mudança foi feita para que o governo fizesse uma economia de seus gastos públicos.

Salário a menos
Assim, 1873 teve apenas 12 meses, os funcionários públicos japoneses tiveram um salário a menos e o governo economizou dinheiro.
Um folheto com explicações sobre o novo calendário foi feito na época. Além de ensinar como contar o tempo, passava um corretivo em quem não queria aceitar a mudança: "Quem acha estranho o calendário solar são ignorantes e tolos iletrados", afirmava o livreto para aqueles que preferiam o calendário anterior, regido pelas fases da lua.

Compra
Além de insultar os japoneses que eram contra o novo calendário, a cartilha que explicava a mudança tinha que ser comprada.
O material foi publicado no Ano Novo de 1873 e acabou sendo adquirido por pelo menos 200 mil japoneses, que queriam entender o novo sistema.
(FR)


Texto Anterior: Virada tranquila: Premiê japonês fica de plantão, e bug não vem
Próximo Texto: Tradição é assistir TV até 23h45
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.