UOL


São Paulo, sábado, 01 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Coréia move carga nuclear e irrita os EUA

DA REDAÇÃO

Satélites espiões dos EUA detectaram caminhões camuflados aparentemente movendo cargas em um depósito de material nuclear em Yongbyon, na Coréia do Norte, afirmaram ontem membros do governo americano.
As imagens dos satélites indicariam a retirada do local de 8.000 tubos de combustível radioativo armazenados ali, o que seria suficiente para a construção de cinco ou seis armas nucleares, segundo os funcionários.
A Coréia do Norte anunciou a reativação do complexo de Yongbyon no fim do ano passado, após a expulsão de inspetores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e da retirada de equipamentos de monitoramento do local.
A Coréia do Norte se retirou do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares no início do ano, depois que os EUA interromperam o envio de petróleo previsto por um acordo bilateral de 1994, porque Pyongyang retomou seu programa nuclear. O acordo visava fornecer fontes alternativas de energia em troca do fim das atividades nucleares no país comunista.
A Casa Branca advertiu ontem que a retomada do processamento de combustível nuclear seria uma provocação norte-coreana.
"Qualquer passo para começar o processamento será outra ação provocativa de parte da Coréia do Norte com o fim de intimidar e chantagear a comunidade internacional", afirmou o porta-voz da Casa Branca Ari Fleischer.


Texto Anterior: Terror: Itália prende 28 paquistaneses suspeitos de ligação com Al Qaeda
Próximo Texto: Afeganistão: Explosão em Candahar mata ao menos 18 civis
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.