São Paulo, quarta-feira, 01 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TABAGISMO

Até donos serão impedidos

Prédio de NY proíbe fumar no apartamento

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

A iniciativa é inédita, pelo menos nos EUA: a diretoria de uma cooperativa que controla um prédio de 29 andares em Nova York criou um artifício que efetivamente proíbe que pessoas que comprem imóveis lá a partir de agora fumem ou deixem fumar em seu próprio apartamento.
O órgão eleito e formado por moradores, que administra as 452 unidades do número 180 da avenida West End (centro-oeste de Manhattan), exige ainda que os novos compradores se comprometam a proibir visitas de fumar enquanto estiverem dentro de seus apartamentos.
Mais: ao preencher a ficha de interesse numa das unidades, candidatos são obrigados a declarar se fumam ou não e serão desclassificados apenas por essa característica, segundo reportagem publicada ontem no diário americano "The New York Times".
O poder das cooperativas que controlam prédios como as Lincoln Towers não é novidade em Nova York. Alguns prédios, como o famoso Dakota Building, no Central Park, que já abrigou o beatle John Lennon, definem até o tamanho máximo dos cães. Nenhum deles, no entanto, tinha chegado tão longe quanto decidir se os hábitos legais dos moradores são ou não proibidos.
"É a primeira vez que eu ouço isso", disse Douglas Kleine, diretor da Associação Nacional de Cooperativas Residenciais. "A proibição é intrusiva porque regulamenta um comportamento privado", afirmou Donna Lieberman, da União das Liberdades Civis de Nova York.
Mais longe vai o diretor de uma entidade que está na contramão das tendências atuais, mas que foi diretamente atingida pela decisão: "Acho que é inconstitucional", afirmou Dean Rouse, da ONG Amigos do Tabaco.
Pode ser, mas a cooperativa tomou suas precauções. Como não há lei federal, estadual ou municipal que regule o hábito de fumar dentro de casa, o órgão faz com que o comprador assine um termo de compromisso garantindo que nem ele nem ninguém que irá morar com ele é fumante. Se não assinar, não será aprovado.
"Os acionistas se queixaram de sentir o cheiro do cigarro que vinha pelo sistema de ventilação", justificou-se Scott Wechsler, presidente do conselho da cooperativa das Lincoln Towers. "Fizemos muitas tentativas para remediar a penetração potencial do fumo entre as unidades, sem sucesso."



Texto Anterior: Paquistão: Musharraf deve vencer referendo, mas abstenção pode enfraquecê-lo
Próximo Texto: Panorâmica - Tchetchênia: Líder rebelde está morto, diz general russo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.