São Paulo, sexta, 1 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA
Webster Hubbell teria sonegado impostos
Ex-sócio de Hillary Clinton é acusado

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
de Washington

O promotor independente Kenneth Starr acusou formalmente ontem o ex-subsecretário da Justiça Webster Hubbell de sonegar pagamento de imposto sobre renda gerada por amigos do presidente Bill Clinton para comprar o seu silêncio sobre o caso Whitewater.
Hubbell, 49, foi sócio de Hillary Clinton no principal escritório de advocacia do Estado de Arkansas, sul dos EUA, na década de 80, e um dos melhores amigos do presidente durante os últimos 25 anos.
Em 1993, como subsecretário, Hubbell se tornou a pessoa de confiança de Clinton no Departamento de Justiça, já colocado sob o comando de Janet Reno, que nunca desfrutou da sua intimidade.
Hubbell passou 21 meses preso, após ter confessado ser culpado de diversas acusações levantadas por Starr, inclusive de roubo de US$ 500 mil do escritório em que era sócio de Hillary Clinton. Embora tenha feito um acordo com Starr para receber essa pena em troca de colaboração no caso Whitewater, Hubbell passou muito pouca informação sobre ele ao promotor.
No período entre sua renúncia do Departamento de Justiça em março de 1994 e a saída da prisão, há 14 meses, Hubbell conseguiu pelo menos 15 clientes arrumados por amigos de Clinton. Por exemplo, Vernon Jordan lhe arranjou a perfumaria Revlon (a mesma empresa na qual o mesmo Jordan arrumou emprego para Monica Lewinsky). Outro cliente foi a família Riady, da Indonésia, que está no centro do caso Asiagate.
O presidente e a primeira-dama emitiram curtíssima nota oficial ontem na qual afirmaram estar "tristes" por Hubbell e sua mulher, que também foi acusada.
Na primeira entrevista coletiva que deu este ano, Clinton passou ontem a maior parte da tarde, antes do indiciamento de Hubbell, se desviando de perguntas sobre Monica Lewinsky, Paula Jones, Whitewater, Asiagate e se declarando inocente de todas as acusações que são feitas contra ele.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.