São Paulo, sexta, 1 de maio de 1998

Texto Anterior | Índice

SEGUNDA GUERRA

Ex-nazista é detido na Argentina

AUGUSTO GAZIR

de Buenos Aires A polícia argentina prendeu ontem o croata Dinko Sakic, 76, ex-oficial nazista, em Santa Teresita (300 km de Buenos Aires). A prisão foi confirmada pelo Ministério do Interior.
Sakic, ex-oficial do Exército ustasha (força croata ligada à Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial) e diretor de um campo de concentração, foi descoberto na Argentina no início de abril, teve sua prisão solicitada pelo presidente Carlos Menem e estava foragido desde então.
A Croácia já pediu a extradição de Sakic, que viveu em território argentino nos últimos 53 anos. Segundo a Justiça argentina, a extradição pode acontecer dentro de pouco tempo.
Antes do croata, foram localizados outros criminosos nazistas na Argentina, como o Joseph Mengele, Walter Kutsschmann, Eduard, Roschmann e Erich Priebke (condenado a prisão perpétua em março).



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.