São Paulo, Sábado, 01 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOMBARDEIOS
Com tempo melhor, Otan intensifica os ataques

Reuters
Homem passa por refinaria de petróleo atingida pela Otan, em Novi Sad


das agências internacionais

A Otan (aliança militar ocidental) realizou os ataques mais intensos à Iugoslávia desde o início da ação militar, em 24 de março.
A organização atingiu o quartel-general do Exército e "dezenas de blindados, tanques e outros veículos militares".
Ao menos uma casa e um restaurante teriam sido atingidos na capital iugoslava, Belgrado, mas as pessoas "miraculosamente sobreviveram", segundo a agência de notícias estatal "Tanjug".
Três pessoas morreram depois que a Otan bombardeou uma ponte em Montenegro, uma das duas repúblicas que compõem a Iugoslávia -a outra é a Sérvia.
O Exército iugoslavo começou a dar sinais de desmoralização, segundo o porta-voz da Otan, Jamie Shea.
A destituição do chefe do Exército de Montenegro indica, para Shea, que Milosevic não confia na lealdade dos que o cercam. "Sabemos também que tropas fronteiriças do Exército desertaram na semana passada", afirmou o porta-voz.
Ontem a Otan usou pela primeira vez na Iugoslávia uma bomba, com mais de 2 t, que destrói esconderijos subterrâneos.
Um vídeo mostrou a bomba, desenvolvida para penetrar o concreto e explodir no subsolo, atingindo uma área que conteria aviões sérvios num túnel subterrâneo.
A Otan já vinha bombardeando aviões sérvios, mas o general norte-americano Charles Wald disse que a intenção era destruir o que havia sido mantido escondido no túnel subterrâneo.
Segundo o general, "as últimas 24 horas apresentaram a melhor condição climática desde que a ação começou", e a Otan havia programado 650 operações aéreas ontem. "O Exército dele (de Slobodan Milosevic) está sendo totalmente destruído", disse.


Texto Anterior: Conheça os grupos neonazistas
Próximo Texto: Rússia discute arsenal nuclear
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.