São Paulo, Sábado, 01 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia discute arsenal nuclear

das agências internacionais

A Rússia tomou decisões "impressionantes" quanto a defesa nuclear em reunião liderada pelo presidente Boris Ieltsin anteontem, segundo a imprensa do país.
"As recentes mudanças de concepções táticas e estratégicas da Otan (aliança militar ocidental) e as operações realizadas pela organização no centro da Europa foram evidentemente levadas em conta", afirma o diário "Izvestia".
Os principais jornais russos abordaram a questão em sua edição de ontem. O "Sevodnia" disse que "a Rússia está disposta a levar a cabo um programa de modernização de grande envergadura de seu arsenal nuclear. Isso era chamado de corrida armamentista nuclear há pouco tempo".
De acordo com o jornal, a Rússia pode renunciar "ao princípio da não-utilização de armas em primeiro lugar, em resposta à nova doutrina da Otan".
O diário "Kommersant" afirmou que o governo tomou decisões "impressionantes" e que o país vai "prolongar durante pelo menos dois anos o prazo de utilização dos mísseis balísticos intercontinentais SS18".
A notícia contrasta, porém, com a crise econômica, que se intensificou no país no ano passado. Sendo obrigado a recorrer ao FMI, é pouco provável que o governo russo decida investir no arsenal nuclear.
O ministro da Defesa da Rússia, Leonid Ivashov, disse que existe risco de um acidente nuclear na Iugoslávia, pois há nove usinas atômicas no país e nos arredores.


Texto Anterior: Bombardeios: Com tempo melhor, Otan intensifica os ataques
Próximo Texto: Tchernomirdin parte sem acordo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.