São Paulo, quarta-feira, 01 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA O CASO

O caso Watergate foi um dos maiores escândalos políticos da história dos EUA. O caso teve início no dia 17 de julho de 1972, com a prisão de cinco homens que invadiram o edifício Watergate, onde ficava o escritório do Comitê Nacional do Partido Democrata. Entre os presos estava o chefe de segurança do comitê de reeleição de então presidente, Richard Nixon. Pouco tempo depois, os jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, do "The Washington Post"- um dos mais influentes do país- revelaram mais detalhes da história numa série de reportagens. Durante toda a investigação, os jornalistas contaram com uma fonte anônima que se autodenominou "Deep Throat", que quer dizer Garganta Profunda.
No dia 24 de julho de 1974, a Suprema Corte americana acusou o presidente de "obstruir as investigações judiciais" e "abuso de poder". Richard Nixon renunciou no dia 8 de agosto do mesmo ano.


Texto Anterior: Trechos
Próximo Texto: Comentário: Mistério teve falsas pistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.