São Paulo, sábado, 01 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA
PERU
EUA pedem ao país que aceite as recomendações feitas pela missão da OEA
O Departamento de Estado dos EUA pediu ontem ao governo do Peru que aceite as recomendações da OEA (Organização dos Estados Americanos) para o aprimoramento da democracia no país.
O porta-voz do Departamento de Estado, Richard Boucher, disse que os EUA estudariam outras medidas se não forem realizadas as reformas pedidas.
Os EUA haviam ameaçado adotar medidas unilaterais contra o Peru, que incluiriam o bloqueio da concessão de créditos e de assistência, por causa das irregularidades nas eleições de maio, quando o presidente Alberto Fujimori foi reeleito para um terceiro mandato. Mas depois voltaram atrás e aceitaram a decisão tomada em assembléia da OEA, pelo envio da missão.
"Todo o hemisfério estará atento", disse Boucher após o anúncio da abertura de um escritório da OEA em Lima para supervisionar as reformas.
A OEA pediu o estabelecimento de um sistema judicial independente, a garantia de liberdade de imprensa, reformas no sistema eleitoral e a supervisão civil às Forças Armadas e aos serviços de inteligência.


Texto Anterior: Justiça: Neonazista britânico é condenado à perpétua
Próximo Texto: Grupos de resgate não encontram sobreviventes
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.