São Paulo, quarta, 1 de julho de 1998

Texto Anterior | Índice

Centro-esquerda quer criar grupo

FRAN ABRAMS
do "The Independent"

Líderes de centro-esquerda estariam discutindo a criação de um grupo informal para conglomerar aqueles que aderiram ou pensam em aderir à "Terceira Via" -vertente política que tenta trilhar caminho entre o socialismo e o livre mercado.
A opção, já adotada pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, e pelo democrata Bill Clinton, presidente dos EUA, agora é cortejada por líderes de centro-esquerda de todo o mundo.
Suecos, dinamarqueses, italianos e brasileiros estão ansiosos por se juntar à "Terceira Via".
Segundo um porta-voz de Blair, "vários líderes europeus de centro-esquerda querem se envolver na nova vertente. O processo que ocorre neste país, a direita se radicalizando e a esquerda se voltando para o centro, ocorre também em toda a Europa".
Não foram poucas as reuniões entre os líderes de centro-esquerda. Clinton e Blair se reuniram três vezes este ano.
O presidente dos EUA também se encontrou com o premiê italiano, Romano Prodi, em maio. No mês passado, tratou do assunto com o presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. Eles estariam discutindo a criação de um novo grupo informal que ficaria entre a Internacional Socialista, de esquerda, e a União Democrática Internacional, de direita.
De acordo com o jornal "The International Herald Tribune", a iniciativa seria oficialmente lançada no final deste ano se o candidato de centro-esquerda Gerhard Schröder vencer na Alemanha.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.