São Paulo, sexta-feira, 01 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA
TRAGÉDIA
Relatório confirma que explosão de pneu pode ter causado acidente do Concorde
Um relatório preliminar divulgado ontem pelo BEA (sigla, em francês, para Escritório de Investigação de Acidentes) confirmou que a explosão de um dos pneus do trem de pouso da aeronave deu origem aos problemas que causaram o acidente do Concorde da Air France, que matou 113 pessoas nos arredores de Paris em julho.
"O acidente de 25 de julho mostrou que a destruição de um pneu, algo que não podemos dizer que não acontecerá novamente, teve consequências catastróficas num curto espaço de tempo, impedindo a tripulação de controlar a aeronave", disse o BEA.
O relatório também confirmou que uma barra de metal, provavelmente de uma outra aeronave, tinha sido encontrada na pista do aeroporto de Paris. Desde o início das investigações, os peritos têm especulado sobre a possibilidade de a barra metálica ter causado a explosão do pneu do trem de pouso do Concorde da Air France.
O relatório traz ainda a transcrição da conversa entre a equipe do Concorde e a torre de comando do Aeroporto Charles de Gaulle.
A conversa termina com o comandante do jato supersônico, Christian Marty, informando a manobra alternativa que iria tentar, já que, quando foi alertado sobre o fogo no motor, não era mais possível impedir a decolagem do Concorde, pois ele estava em alta velocidade.
"Vamos tentar Le Bourget", disse Marty, referindo-se a um aeroporto secundário, próximo ao Charles de Gaulle.
O relatório não contém, no entanto, nenhuma análise nem conclusão definitiva sobre a causa do desastre.
Os governos francês e britânico afirmaram que os Concordes da Air France e da British Airways permanecerão no chão.
(RONALDO SOARES, DE PARIS)



Texto Anterior: Multimídia - Daily Mail - de Johannesburgo: De Klerk diz temer retrocesso racial
Próximo Texto: Julgamento de ex-ditador é adiado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.