São Paulo, sábado, 01 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiê da Turquia mantém UE como meta

DO "FINANCIAL TIMES"

O premiê da Turquia, Recep Erdogan, anunciou ontem seu plano de governo para os próximos cinco anos. Erdogan teve seu mandato renovado após eleição parlamentar em junho último que deu a seu partido islâmico moderado, o AK (Justiça e Desenvolvimento), novamente a maioria na Casa.
O programa do governo turco enfatiza as reformas necessárias para que o país reúna condições para ingressar na União Européia, um acesso que vem sido discutido com a liderança do bloco desde 2004.
Falando sobre o programa, Erdogan detalhou planos para uma nova Constituição que incluiria mais garantias de liberdade individual e reiterou que manterá uma política de tolerância zero com a tortura e outras formas de abuso de direitos humanos.
O premiê disse ainda que submeteria novamente ao Parlamento uma série de propostas de alterações legislativas para colocar as leis do país em conformidade com as exigências para ingresso na UE.
Tal reforma havia sido bloqueada pelo então presidente Ahmet Necdet Sezer. Mas Erdogan não terá mais esse problema, dado que nesta semana foi eleito presidente o ex-chanceler Abdullah Gül, colega de partido do premiê e um dos idealizadores das reformas econômicas que colocaram a Turquia no caminho para a UE.
Sobre a economia, que tem crescido à taxa de 7% ao ano recentemente, Recep Erdogan afirmou que "continuará com a política de reduzir a inflação e promover a estabilidade permanente dos preços". O premiê também anunciou reduções em impostos para empresas e trabalhadores.

Texto Anterior: Benazir reavalia acordo com ditador paquistanês
Próximo Texto: Palestinos: Fatah organiza manifestação contra o Hamas em Gaza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.