São Paulo, quinta-feira, 01 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASO GILAD SHALIT

Israel trocará presas por vídeo de sequestrado

DA ASSOCIATED PRESS

Em um surpreendente anúncio de acordo entre o grupo islâmico palestino Hamas e o governo de Israel -confirmado por autoridades dos dois lados-, foi decidido que a facção radical vai dar aos israelenses um vídeo que prova que o soldado Gilad Shalit, capturado pelo Hamas em 2006, está vivo. Em troca, Israel vai libertar 20 mulheres palestinas que estão em prisões israelenses.
A iniciativa foi descrita pelo premiê israelense, Binyamin Netanyahu, como "uma medida de construção da confiança". Segundo autoridades israelenses, a troca do vídeo por prisioneiras vai acontecer amanhã. O acordo foi intermediado por negociadores egípcios e alemães.
É o primeiro sinal claro de avanço em quase três anos de conversações visando uma troca de prisioneiros mais ampla.
Israel mantém sob sua custódia cerca de 10 mil palestinos. O Hamas exige que até mil presos sejam libertados em troca da soltura de Shalit, hoje com 23 anos. Segundo um porta-voz palestino, o vídeo dura aproximadamente um minuto e mostra o soldado vivo e em movimento.


Texto Anterior: EUA abrem negociações com Irã sob ceticismo
Próximo Texto: Geórgia iniciou guerra na Ossétia, diz texto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.