São Paulo, sexta-feira, 02 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEPARATISMO

Bomba mata 9 em Réveillon na Indonésia

DA REDAÇÃO

Uma bomba matou nove pessoas e feriu mais de 20 durante uma festa de Ano Novo na Província de Aceh, na Indonésia. O governo local culpou os separatistas da região, mas um porta-voz dos rebeldes negou a autoria à agência Associated Press.
Centenas de pessoas assistiam a um show ao ar livre em Peureulak (1.600 km a noroeste de Jacarta) quando a bomba explodiu perto do palco. "Nove civis morreram e mais de 20 sofreram ferimentos graves", disse o tenente-coronel Ahmad Yani Basuki. Um bebê, um garoto de sete anos e três adolescentes estão entre os mortos.
Testemunhas criticaram a falta de segurança durante a festa de Réveillon, apesar do conflito na região. "Qualquer um podia entrar e sair do local", disse Muhammad Amir à agência Reuters.
No início da semana, a polícia indonésia alertou sobre o risco de militantes islâmicos radicais realizarem ataques na véspera do Ano Novo. A Indonésia é o país muçulmano mais populoso do mundo. Nos últimos anos, enfrenta movimentos separatistas e conflitos étnicos.
Desde 1976, rebeldes lutam pela independência de Aceh, rica em petróleo. Em maio último, negociações com o governo fracassaram, foi decretada lei marcial e, desde então, cerca de 2.000 separatistas foram presos ou mortos, segundo o Exército indonésio.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque ocupado: Ataque do Ano Novo pode ter matado até 8
Próximo Texto: Vaticano: Mundo precisa de "nova ordem", defende o papa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.