São Paulo, quarta-feira, 02 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Palestinos farão eleições locais na Cisjordânia

DA ASSOCIATED PRESS

O governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP) na Cisjordânia anunciou a decisão de promover eleições locais "o mais rápido possível".
A decisão, que surpreendeu especialistas, reflete o medo de que os protestos no mundo árabe, que derrubaram o governo da Tunísia e fizeram Hosni Mubarak desistir de concorrer a mais uma reeleição no Egito, inspirem novas rebeliões na região.
A ANP não promove eleições desde 2006 -o que fez com que seu presidente, Mahmoud Abbas, e os integrantes do Parlamento se mantivessem nos cargos mesmo depois do término oficial dos seus mandatos.
No ano passado, Abbas cancelou as eleições locais quando ficou evidente que sua sigla, o Fatah, perderia postos-chave para candidatos independentes.
Nos pleitos anteriores, em 2005 e 2006, o partido de Abbas havia sofrido duras derrotas para o grupo islâmico extremista Hamas, que atualmente controla a faixa de Gaza.
O premiê palestino Salam Fayyad afirmou que a data das eleições na Cisjordânia provavelmente será definida na próxima reunião de seu gabinete, na semana que vem.


Texto Anterior: Revolta Árabe: Governo da Jordânia cai após protestos
Próximo Texto: Nevasca provoca cancelamento de milhares de voos nos EUA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.