São Paulo, quarta-feira, 02 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nevasca provoca cancelamento de milhares de voos nos EUA

Esta pode ser a pior tempestade de neve em décadas no país

DE NOVA YORK

Antes mesmo que os primeiros flocos de neve começassem a cair, milhares de voos nos EUA foram cancelados ontem, com a expectativa de uma forte nevasca.
A expectativa era que a tempestade de neve começasse ainda ontem e durasse até a tarde de hoje, atingindo principalmente a região Meio-Oeste do país. Porém, mais de 30 Estados devem ser afetados, com uma população somada superior a 100 milhões de pessoas.
Segundo meteorologistas, essa pode ser a pior tempestade em décadas.
Além da neve, a previsão é que a tempestade traga ventos fortes, e a recomendação é que as pessoas não deixem suas casas.
Até o fechamento desta edição, mais de 9.000 voos foram cancelados (até mesmo os que deveriam voar amanhã). Os aeroportos mais afetados foram os de Dallas, Chicago e Nova York.
Em Nova York, um dos principais pontos de entrada nos EUA de turistas brasileiros, mais de 1.300 voos já haviam sido cancelados.
A situação, porém, pode piorar dependendo da intensidade da tempestade. Em algumas localidades, como Chicago, espera-se que a neve acumulada supere a barreira dos 50 centímetros.
A recomendação das empresas aéreas é que os consumidores checassem a situação de seus voos na internet.
Com o cancelamento antecipado, as empresas pretendem evitar que os viajantes se dirijam para os aeroportos, ficando presos lá, repetindo o que ocorreu, por exemplo, em Nova York, no final do ano passado.
A tempestade de neve é a sexta a cancelar voos desde o Natal. Em Nova York, janeiro foi o mês com mais neve da história da cidade.
A neve de Natal abalou a imagem do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que viu a sua popularidade cair para o menor patamar. Nos dias que se seguiram, a cidade ficou cheia de lixo e o transporte público funcionou com dificuldade.
(ÁLVARO FAGUNDES)


Texto Anterior: Palestinos farão eleições locais na Cisjordânia
Próximo Texto: Diplomacia: Brasil assume chefia do Conselho de Segurança da ONU
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.